quarta-feira, 18 de abril de 2012

VESPA


 Na Itália, após o fim da Segunda Guerra Mundial, Enrico Piaggio passa a Corradino D'Ascanio o projeto de um veículo simples, robusto, econômico, mas sem deixar de lado a elegância. Além disso, ele teria de ser conduzido por todos com facilidade, não sujando as roupas do condutor e poder transportar um passageiro.

D’Ascanio, que não era um amante da motocicleta, construiu um meio de transporte totalmente inovador. Desfrutou seu conhecimento no campo da aeronáutica e imaginou-a com um corpo principal, e a troca de marcha no guidão. Posicionou o propulsor na roda posterior, criando com originalidade o grupo roda-motor. O braço de suporte anterior, lembra aqueles carrinhos que ajudam aviões, consentindo uma fácil substituição da roda.

O protótipo chamado até então de MP6, continuava sem um nome quando em setembro de 1945, foi apresentado á Enrico Piaggio. Ele, quando reparou na parte central muito ampla para acolher o condutor, falou:

“Parece uma Vespa!” e assim ficou sendo chamada.

Em abril de 1946 os primeiros 50 exemplares saíram do estabelecimento de Pontedera (cidade industrial perto de Florença).

 MP6 era diferente da Vespa na sua versão definitiva por causa da ausência do resfriamento do motor, o comando do freio colocado a esquerda (e não a direita), a mudança de lugar da buzina, as listras usadas para apoio aos pés em alumínio e o emblema da aeronáutica no escudo.


Sempre em 1946, a moto utilitária Vespa foi apresentada pela primeira vez ao público no circulo de golf em Roma. No seu escudo se vê a nova logo "Piaggio" substituindo o precedente emblema aeronáutico. Revistas do setor tais como“Motociclismo” e “La Moto” dedicam a capa a ela, e o novo "scooter" desperta curiosidade, surpresa e até descrença entre o público. Os primeiros cinquenta exemplares saíram de Pontedera para a sua apresentação oficial.

 A comercialização da Vespa foi realizada nos primeiros meses através da rede das concessionárias Lancia e em seu primeiro ano de vida foram produzidas 2.484 exemplares.

Assim iniciou-se a aventura do scooter mais famoso do mundo !















Nenhum comentário:

Postar um comentário