terça-feira, 29 de novembro de 2011

O CADILLAC


A história da Cadillac inicia com W. Murphy, que havia sido sócio de Ford até que divergências os separaram. Murphy tinha decidido fechar a companhia Pidiéndole e sua fornecedora de motores, Leland & Falconer Co.

Henry Leland sugeriu que não a fechasse, Murphy aceitando seu conselho reorganizou-a e fundou em 1902, a Cadillac Automobile Co. Dois anos depois se associou a Henry Leland, que assumiu a presidência.

Leland havia trabalhado na Colt, uma fábrica de máquinas de precisão, onde manejava peças com um milionésimo de polegada, adquirindo, assim, sua obsessão pela perfeição. Foi fornecedor de transmissões e motores para Randsom Olds.

A Cadillac tinha um alto nível de organização. Eram inspecionadas até as peças mais pequenas, como parafusos, porcas e arruelas. O primeiro Cadillac foi um monocilindro. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época. Apresentado em 1903, obteve sucesso imediato perante o público que encomendou 2.200 unidades durante sua primeira exposição.

Em 1908 a produção superou as 16.000 unidades e o veículo consolidou-se como seguro, confortável e preciso.

A Cadillac Automobile Co, foi comprada em 1909 pela General Motors e transformada em símbolo do alto padrão de luxo em 30 anos.

Ela também tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas, como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Em 1912 surpreendeu o mundo ao utilizar o sistema Delco (instalação elétrica e motor de arranque). O anúncio dizia: “O primeiro automóvel sem manivela de partida”. Em 1915 introduziu os motores V-8.

O V-8 não foi criação da Cadillac, mas foi o primeiro que, graças a seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade necessária para ser utilizado no automóvel.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.

Em 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Além disso, inovou também ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927.

No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para Cadillac, a Fisher e a Fleetwood, contribuindo ainda mais para o aprimoramento da linha de automóveis da marca.

Foi com os métodos de precisão criados por Leland, associado ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta que criou-se uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Outro fato que contribuiu bastante para aumentar o prestígio da marca, foi porque ela se tornou a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas daquela época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis Cadillac nas “Avant Premiére” de seus filmes acabou destacando á marca todo o “Glamour” da Hollywood daqueles anos. Além deles, a marca foi adotada pelos chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como Cadillac. E, ironicamente levou um nome de origem francesa, escolhido por William Murphy.

O nome veio do oficial de exército francês ANTOINE DE LA MOTHE CADILLAC que fundara Detroit em 1701.

Luis XVI outorgou honras e privilégio que serviram para ocultar seu passado escuro. Apesar disso, seu “escudo” de armas, centenário, era autêntico, por isso Cadillac é a única marca norte-americana que pode se orgulhar de ter um escudo de armas verdadeiro.

 No inicio, de acordo com Leland, o foco da marca estava na precisão e elegância. Mais tarde o direcionamento foi para as suas características particulares, e seu grande tamanho definindo assim o eufórico gosto americano do pós-guerra.

Curiosidades:


- Em fevereiro de 1909, a Cadillac torna-se o primeiro construtor americano a receber o Dewar Trophy, em virtude do seu extraordinário resultado técnico. Tal reconhecimento equivale ao Prêmio Nobel na indústria automobilística. Após essa conquista, a Cadillac adotou o famoso slogan “Standard of the World”.

- O milionésimo Cadillac, o Coupé de Ville, saiu da linha de montagem em Detroit em 25/11/1949, juntamente com o boom econômico dos EUA, aumentando consideravelmente as vendas por ali.

- O Cadillac 1959 é o automóvel que mais representa a América em seu auge. É considerado o “mais extravagante” (em design) de todos os automóveis americanos já fabricados.

- De 1910 a 2000, a Cadillac vendeu somente nos EUA, mais de 11 milhões de automóveis.

- Atualmente, os automóveis Cadillac são produzidos nos estabelecimentos de Lansing (Michigan), Arlington (Texas) e Detroit (Michigan).

- Sua atuação abrange mais de 50 países e territórios, sendo seu principal mercado o norte-americano.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário