A
história da Cadillac inicia com W. Murphy, que havia sido sócio de Ford até que
divergências os separaram. Murphy tinha decidido fechar a companhia Pidiéndole
e sua fornecedora de motores, Leland & Falconer Co.
Henry Leland sugeriu que não a fechasse, Murphy aceitando
seu conselho reorganizou-a e fundou em 1902, a Cadillac Automobile Co. Dois
anos depois se associou a Henry Leland, que assumiu a presidência.
Leland havia trabalhado na Colt, uma fábrica de máquinas
de precisão, onde manejava peças com um milionésimo de polegada, adquirindo, assim,
sua obsessão pela perfeição. Foi fornecedor de transmissões e motores para
Randsom Olds.
A Cadillac tinha um alto nível de organização. Eram
inspecionadas até as peças mais pequenas, como parafusos, porcas e arruelas. O
primeiro Cadillac foi um monocilindro. O veículo era alto devido às péssimas
estradas norte-americanas da época. Apresentado em 1903, obteve sucesso
imediato perante o público que encomendou 2.200 unidades durante sua primeira
exposição.
Em 1908 a produção superou as 16.000 unidades e o veículo
consolidou-se como seguro, confortável e preciso.
A Cadillac Automobile Co, foi comprada em 1909 pela
General Motors e transformada em símbolo do alto padrão de luxo em 30 anos.
Ela
também tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas,
como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as
antigas e desconfortáveis manivelas. Em
1912 surpreendeu o mundo ao utilizar o sistema Delco (instalação elétrica e
motor de arranque). O anúncio dizia: “O primeiro automóvel sem manivela de
partida”. Em 1915 introduziu os motores V-8.
O V-8 não foi criação da Cadillac, mas foi o primeiro
que, graças a seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade
necessária para ser utilizado no automóvel.
Durante a
Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande
desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.
Em 1924 a empresa
oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras
montadoras somente ofereciam a cor preta. Além disso, inovou também ao se
tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no
lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927.
No ano seguinte,
a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias
exclusivas para Cadillac, a Fisher e a Fleetwood, contribuindo ainda mais para
o aprimoramento da linha de automóveis da marca.
Foi com os
métodos de precisão criados por Leland, associado ao pioneirismo no uso de
tecnologias de ponta que criou-se uma imagem de qualidade e confiabilidade em
torno da marca. Outro fato que contribuiu bastante para aumentar o prestígio da
marca, foi porque ela se tornou a preferida pela emergente classe artística de
Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas daquela época como Clara
Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando
em automóveis Cadillac nas “Avant Premiére” de seus filmes acabou destacando á
marca todo o “Glamour” da Hollywood daqueles anos. Além deles, a marca foi
adotada pelos chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de
outras áreas e intelectuais renomados.
Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em
desenho automobilístico como Cadillac. E, ironicamente levou um nome de origem
francesa, escolhido por William Murphy.
O nome veio do oficial de exército francês ANTOINE DE LA
MOTHE CADILLAC que fundara Detroit em 1701.
Luis XVI outorgou honras e privilégio que serviram para
ocultar seu passado escuro. Apesar disso, seu “escudo” de armas, centenário,
era autêntico, por isso Cadillac é a única marca norte-americana que pode se
orgulhar de ter um escudo de armas verdadeiro.
No inicio, de
acordo com Leland, o foco da marca estava na precisão e elegância. Mais tarde o
direcionamento foi para as suas características particulares, e seu grande
tamanho definindo assim o eufórico gosto americano do pós-guerra.
- O milionésimo Cadillac, o Coupé de Ville, saiu da linha
de montagem em Detroit em 25/11/1949, juntamente com o boom econômico dos EUA, aumentando
consideravelmente as vendas por ali.
- O Cadillac 1959 é o automóvel que mais representa a
América em seu auge. É considerado o “mais extravagante” (em design) de todos
os automóveis americanos já fabricados.
- De 1910 a 2000, a Cadillac vendeu somente nos EUA, mais
de 11 milhões de automóveis.
- Atualmente, os automóveis Cadillac são produzidos nos
estabelecimentos de Lansing (Michigan), Arlington (Texas) e Detroit (Michigan).
- Sua atuação abrange mais de 50 países e territórios,
sendo seu principal mercado o norte-americano.
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